O POLO

conheça o polo copacabana+leme

O Polo Copacabana+Leme foi criado em 2009 como Polo Gastronômico do Lido. Cinco anos mais tarde, essa associação de empresários e comerciantes locais se expandiu para além da gastronomia.

Empresas de serviços e da área de cultura passaram a fazer parte do Polo que, desde então, através de suas ações de revitalização da região, alcançaram o bairro do Leme formando o Polo Lido+Leme. As melhorias para o bairro chamaram a atenção do poder público e dos moradores, e 2017 a associação passou a atender todo o bairro de Copacabana.

Mas o que é o Polo Copacabana+Leme? A fome de vencer dos 40 donos de estabelecimentos ali situados fez com que os empresários arregaçassem as mangas e criassem projetos que trouxessem de volta Copacabana aos seus moradores. Desde sua criação, desenvolveram o evento “O Lido é Lindo”, o Prêmio Polo Lido de Gastronomia e criaram as campanhas: “Páscoa”, “Dia das Mães”, “Dia Internacional da Mulher”, “Hora do Planeta” e “Love in Lido” e os roteiros “Lido Art Déco” e “Outros Ângulos”.

Os Eventos

O evento “O Lido é Lindo” acontece uma vez ao ano. O principal objetivo desta atividade é colocar o Lido em evidência, destacando sua história e contribuição à formação da cultura carioca e brasileira. A programação envolve um dia inteiro de atrações como festival de gastronomia, música, teatro, dança e performances.

Destacar a gastronomia local é o principal objetivo do “Prêmio Polo Lido de Gastronomia”. Através de votação popular que ajuda a eleger os destaques em mais de 10 categorias. Com urnas espalhadas pelo bairro, a ideia é valorizar a opinião do consumidor e movimentar a rede gastronômica local, incentivando os empresários a desenvolver novos conceitos para os pratos e para o atendimento.

As campanhas promocionais seguem a tendência do mercado, porém, voltada para a rede de associados ao Polo. Os roteiros “Lido Art Deco” e “Outros Ângulos” são os mais procurados pelo público.

No primeiro, os admiradores do estilo Art Déco conhecem os bastidores deste gênero nos edifícios locais. Ao longo de duas horas, sempre guiada por profissionais especializados na área, é possível fazer um percurso que envolve mais de 11 prédios, nos quais é possível ver os usos da cultura brasileira como adorno e motivos decorativos dos prédios, numa demonstração da beleza e criatividade de arquitetos que povoaram a região, por volta de 1930.

Já o segundo, acontece com uma caminhada ecológica na reserva do Parque do Chacrinha e no Morro do Babilônia, de onde se pode ter visões deslumbrantes da cidade do Rio de Janeiro. Ambos são gratuitos.

Associados

ÚLtimas notícias

Cadastre-se e receba as últimas notícias sobre o Polo Copacabana + Leme e sobre sua região!